Educação lúdica e Carnaval


O Carnaval é uma festividade muito antiga. Momento de celebrar o corpo, a carne. No Brasil, transformou-se também num grande espetáculo, um fenômeno social e de mídia.

O Carnaval é uma manifestação cultural, não é boa, nem má. Essa festividade, como a maioria das expressões culturais, acontecem de acordo com quem faz. Ocorrem conforme o comportamento predominante do grupo que cai na folia. Pode ser uma festa extremamente perversa, deseducada e perigosa.

Por outro lado, pode ser uma alegria espontânea, contagiante e segura. Se os fuliões forem conscientes e altruístas, é dificil algo superar o Carnaval.

Se prevalecer os impulsos primitivos do id e o egoísmo, não gostaria de ver ninguém tão vulnerável a maldade e irresponsabilidade alheia. Mas, cada cabeça uma sentença, como se diz no popular. Pelo que costuma se ver Brasil afora, resta orar. Desrespeito, abuso de álcool e drogas,  permissividade e perversidade sexual, violência contra as mulheres, crianças e, também, no trânsito, assim como o vandalismo, são exemplos de práticas e acontecimentos que se multiplicam no Carnaval, basta ver as estatísticas.

É imprescindível educação para brincar no Carnaval, para que uma simples folia não acabe em arrependimento para toda a vida. Cuidem-se e brinquem com educação. Experimente brincar o Carnaval de forma virtuosa, pode ser uma experiência ainda melhor de diversão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicomotricidade para pessoas com deficiência visual: reflexões iniciais

Loving and dancing is just synchronizing

Intervenção didática com temas transversais e ações interdisciplinares: compartilhando experiências da formação de professores em educação física na modalidade a distância na UFRN